Participe!

O Curso de História da UFVJM, em parceria com o Festival de História (Fhist), lança o I Seminário Nacional do Fhist, juntamente com a V Semana de História da UFVJM, que será realizada no período de 30 de setembro a 3 de outubro.

O conhecimento histórico produzido no Brasil vem crescendo largamente nas últimas décadas a partir das produções dos diferentes programas de pós-graduação e entidades de pesquisa. Junto a esta estimulante produção, cresce também o anseio de muitos historiadores para que suas vozes sejam ouvidas muito além de seus pares acadêmicos e são várias as iniciativas, individuais ou coletivas, de reflexões, parcerias e eventos que buscam romper os muros do conhecimento histórico para alcançar a sociedade brasileira.

 Além disso, em tempos sombrios, marcados pela difusão criminosa de fake news e de posturas subjetivistas de construção de argumentos e por tentativas de proposições de releituras falaciosas do passado, torna-se cada vez mais imprescindível a difusão de conhecimentos históricos pautados por uma acurada tradição metodológica e que sejam compreensíveis por qualquer cidadão brasileiro.

O I Seminário Nacional e a V Semana de História receberão trabalhos que dialogam com a temática “Histórias do Povo Brasileiro”, eixo da quinta edição bienal do fHist, em seis sessões temáticas:  “Mídias, educação e a produção pública do conhecimento histórico”; “História Indígena das Américas”; “História Afro-Brasileira”, “Diamantina, Patrimônio e História Regional”, “Experiências políticas no mundo contemporâneo” e “Da escravidão à (im)possibilidade da cidadania”. Além disso, contará com sessão de poster, intitulada “A circulação pública do conhecimento histórico”.

As inscrições para submissão de resumos expandidos poderão ser feitas no período de 18 de julho a 18 de agosto de 2019, conforme regulamento e formulário que serão disponibilizados no portal do festival na Internet.

Leia mais